O Natal está chegando! O anúncio continua soando em cada esquina, e todos param para tentar escutar a sua música, para descobrir de onde ele vem, para quem sabe, vislumbrar o seu rastro e persegui-lo no horizonte. Os sinos, as luzes, e as cores gritam que o natal já está acontecendo. Sua voz ressoa nitidamente aos ouvidos de todos. Sua aparência reluz aos olhos, e suas mãos arrebanham uma multidão. O Natal está chegando! Tudo parece estar preparado para o grande momento. Os enfeites, os presentes, as bebidas e a festa. As pessoas se reúnem, se abraçam, desejam paz e prosperidade umas para as outras. O amor resolve se tornar bem visível por alguns minutos. O Natal está chegando! Tudo parece se colocar em movimento, algo importante vai acontecer! Então, finalmente ele chega, a alegria contagia os corações! Todos comem, bebem e trocam presentes. Mas, ninguém pergunta pelo grande homenageado, por aquele que faz circular o amor nas relações, e que se dá a si mesmo como o presente maior. Com a correria da festa, esquecemos de preparar para Ele um lugar, outras coisas ocuparam seu espaço... O Natal chegou, e já passou! Depois da grande euforia, a casa foi ficando vazia, a alegria contagiante foi se dissipando aos poucos no ar, as relações retornaram ao estágio de frieza, e o amor se esqueceu de deixar seu rastro por ali. O que pode ter acontecido? Ou melhor, o que deixou de acontecer? Como algo tão importante pôde passar assim, sem ser notado?É difícil vislumbrar as respostas. Mas, bem lá no fundo, fica ressoando em nós aquela nota destoante, a melodia que parecia tão harmoniosa, não pôde alcançar o seu tom perfeito, pois descobrimos que a mesma, não encontrou espaço nos nossos corações, não conseguimos apreendê-la dentro de nós!
O Natal está chegando...
O Natal está chegando! O que podemos fazer ao receber esta notícia? Esta data nos recorda oimenso amor de Deus por nós, que em algum momento decidiu descer a nossa altura para abraçar nossas fragilidades e para se dar a nós como um grande presente. A chegada do natal sempre nos traz um convite. Somos todos convidados à acolher em nós o amor de Deus. A presença do Menino Jesus, é a grande razão de todas as nossas comemorações. Sem Ele, nossas festas se tornam vazias, nossos presentes apenas trocas de mercadorias, e nossos abraços, se transformam em meros disfarces.
O Natal está chegando! Todos os anos, somos envolvidos por esta notícia! E este anúncio, sempre nos envolve de uma forma surpreendente e inovadora. Tudo parece se renovar dentro de nós. As ruas se enfeitam, as casas ficam reluzentes, as lojas se destacam com ofertas atraentes. Ficamos todos ansiosos para a chegada do grande dia. No meio disso tudo, nem sempre entendemos toda a diversidade de coisas que vão se apresentando diante de nossos olhos, e achamos, que os presentes do “papai Noel” vão tornar possíveis a realização de todos aqueles nossos sonhos mais profundos. O Natal está chegando! A notícia vai se espalhando e correndo como o vento, ficamos cada dia mais apressados para comprar os itens para a ceia e as lembranças de todos os amigos. Nossas economias se desfazem num piscar de olhos, e a árvore de natal passa a ganhar um lugar de destaque em nossos lares. O mundo fica todo colorido, e todas as pessoas parecem se tornar próximas de repente.
O Natal está chegando! Não podemos perder de vista o nosso foco. Precisamos preparar para Jesus um lugar de honra em nossa casa, e contemplar o presépio com o desejo ardente de acolhê-lo em nosso coração e em nossa vida. Precisamos deixar que o senhor da vida, encontre espaço em nossos lares e faça parte também de nossa história, como membro de nossa família, como hóspede de nossa alma e como DOM que sempre renova a nossa caminhada de cada dia!
O Natal está chegando! O menino Jesus quer nascer em nossa manjedoura, nos trazer a si mesmo como presente, nos oferecer a dádiva da salvação, iluminar nossa casa e restaurar nosso ser frágil e limitado. A notícia está circulando entre nós, está chegando o Natal! O Deus de amor vem habitar em nosso meio. Será que tem lugar para Ele em nossa vida? Ter um Natal Feliz é deixar Jesus se hospedar dentro de nós, e abrir a ele o nosso coração e deixar que a sua graça transforme nossa história! Então será possível, contemplar a alegria plena que nos é dada com esta notícia! O Natal está chegando...
Irmã Viviane Aparecida de Souza Discípula de Jesus Eucarístico