Nosso Fundador
Depois de 83 anos de uma existência bem vivida, aos 25 de novembro de 1960, Dom Raffaello Delle Nocche, vai de encontro ao abraço definitivo do Pai, após ter vivenciado longos meses de uma doença que lhe causou terríveis sofrimentos. Por dias intermináveis sofreu pacientemente sobre uma poltrona que tornou-se para ele mesa de trabalho, cátedra da vida, altar de sacrifício. Viveu o período da doença com edificante serenidade. Havia períodos intensos de dor nos quais ele repetia com Jó: “Minha carne não é de bronze”, mas logo dizia ao Senhor: “ Quero o que queres, como queres, quando quiseres ”. Nestas condições de oração imergia-se na ação: escrevia cartas, recebia pessoas de todas as categorias, aconselhava, dirigia a diocese e a Congregação, como sempre, de modo que ficavam literalmente maravilhados, pela sua paciência heróica, serenidade, lucidez demente, fecundidade e genialidade de idéias. A recordação e a fama de Dom Raffaello cresceram a cada ano. Em 29 de junho de 1968 sua Exa. Bruno Pelaia, Bispo de Tricárico, solenemente abriu o processo diocesano informativo sobre a vida e as virtudes do seu predecessor, proclamando-o desde aquele dia “ SERVO de DEUS ”.
O Santo Padre o Papa Bento XVI, recebeu no dia 10 de maio de 2012 em audiência privada o Cardeal Angelo Amato, S.D.B.,Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Durante o encontro o Papa autorizou a Congregação a promulgar o Decreto referente às virtudes heroicas do Servo de Deus Raffaello Delle Nocche, Bispo de Tricárico, Fundador das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico. Uma notícia desejada, esperada e suplicada junto ao Senhor com insistência que, realiza um grande passo rumo à causa de Beatificação do nosso amado Fundador. O Jornal italiano Avvenire do dia 11 de maio de 2012, à página 19, reporta assim a notícia: “ Surgem, pois, quatro italianos, todos mortos entre os anos de 1941 e 1980, entre os onze decretos de ontem que dizem respeito aos servos de Deus cujas virtudes heróicas foram reconhecidas e serão, portanto, declarados veneráveis. Surge, entre estes, a figura do Bispo de Tricárico e fundador das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico, Raffaello Delle Nocche, nascido em Marano de Nápoles, no dia 19 de abril de 1877 e falecido em Tricárico, a 25 de novembro de 1960 ”. A partir de agora, na oração que dirigimos à Trindade para a sua glorificação, o nomearemos com o título de Venerável .
A vida de Raffaello foi plenamente centrada na Eucaristia. A respeito deste aspecto da sua vida é unânime o coro das testemunhas oculares: “ O grande coração de Dom Raffaello foi um sacrário castíssimo, no qual, com sabedoria e devoção quase angelical, a Eucaristia era por ele adorada (...) Procurava o sacrário como o sedento procura a água, como a criança procura a mãe; buscava com simplicidade e com ânimo sereno, predisposto à meditação e à contemplação, para adorar e praticar o que Jesus sempre lhe dizia ”. Mons. Ângelo Mazzarone
Espiritualidade O homem da Eucaristia
Rumo à Beatificação
“ Ele foi adorador silencioso da Eucaristia; a sua adoração era escuta, era humilde assimilação e dócil incorporação ao mistério da salvação e se tornava vida vivida no aniquilamento interior, na comunhão de caridade, na total doação de si aos outros. A sua atitude era de discípulo que reflete em si o Mestre ”. Madre Angélica Parisi “ A Eucaristia foi o centro de sua vida, a necessidade mais íntima do seu coração, a alma do seu fecundo apostolado ”. “ As longas horas matinais passadas diante do sacrário era o essencial reabastecimento de luz e de força para o seu dia ”. “Dom Raffaello vivia da Eucaristia como o homem vive de pão”.
Em Jesus Eucaristia Dom Raffaello Delle Nocche via em particular o mistério da humildade de Deus, o mistério da sua “descida” constante ao encontro da pessoa humana. A contemplação eucarística impelia Dom Raffaello a fazer espaço ao outro, a sair de si para estar junto ao outro, para procurar o seu bem e promover a sua vida. Esta plenitude de humildade e vitalidade eucarística comunicou à Congregação das Discípulas de Jesus Eucarístico. Assim escrevia àquela que seria a primeira Superiora Geral: “ Por enquanto só sei que a vida eucarística deverá ser o fundamento de tudo e que a maior glória de Deus buscada através do aniquilamento de si mesmas deverá ser a única aspiração daquelas que serão chamadas a fazer parte desta obra ”. A Eucaristia, manifestação altíssima do amor de Deus para os homens, certamente interpelava Dom Raffaello Delle Nocche e fazia nascer em seu coração a exigência de doar-se aos irmãos em um empenho constante de caridade; caridade que se fazia atenção às pessoas necessitadas de qualquer forma. A Eucaristia, de tal forma viva e assimilada, dava a Dom Raffaello a vontade de fazer-se alimento para os homens. Na Eucaristia, manifestação da infinita caridade de Deus para com os homens, via realizado o ideal da sua tensão para com os outros. A sua adesão a Jesus Eucaristia unida à vitalidade e simplicidade humana, à riqueza de interesses por toda forma de bem e por cada pessoa, tem o seu testemunho naquele “genuflexório” colocado entre a capela e o escritório, quase demonstrando a continuidade do mesmo ato de adoração e de comunhão. Nos longos colóquios com a Eucaristia sabia permanecer em comunhão com o Eterno, mas era plenamente imerso na realidade humana. De fato, o princípio que Dom Raffaello seguia era o seguinte: “ A mente e o coração devem estar no alto, mas os pés devem estar na terra! ” Aqui está a síntese da sua espiritualidade pessoal feita de um maravilhoso equilíbrio entre o humano e o divino, de uma encarnação sempre mais viva e profunda de Jesus Eucaristia em todo o seu ser. De fato, não se errou quando Dom Raffaello foi definido “ o homem da Eucaristia ”.
O Abraço definitivo do Pai A sua morte
Presença no Mundo Fale Conosco Identidade Pastoral Vocacional Poesias Missão FotosIrmãs Discípulas de Jesus Eucarístico
Espiritualidade Reflexão História Fundador História Novena Pensamentos Galeria de Fotos Oração para Beatificação Depoimentos Palavra da Superiora Geral Madre Maria Giuseppina L Palavra de Ir. Maria Clara Sacquegno HomeCopyright © 2009 IDJE. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Leandro.